Qualihosp 2023
TEMA: "O QUE SERÁ DOS SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE NA ERA DIGITAL?"


OBJETIVO

O QualiHosp – Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde é um evento com mais de 20 anos de existência, promovido pelo FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde da EAESP. O evento contribui para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção técnica e científica sobre o tema.

O evento tem como público-alvo pesquisadores e profissionais que atuam na área da saúde com interesse em qualidade e gestão de serviços e sistemas. Em todos os eventos são convidados palestrantes internacionais com o objetivo de ampliar as discussões e provocar um amplo debate sobre o tema.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: A submissão dos trabalhos foi reaberta de 22/05 até 18/06/2023.

Os trabalhos deverão ser encaminhados exclusivamente pela Internet, impreterivelmente até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de junho de 2023.


RESULTADO

O resultado estará disponível no site do QUALIHOSP a partir do dia 20 de julho de 2023


Preencha o formulário de cadastro com os dados pessoais e institucionais do Autor do trabalho a ser enviado.

Ao adicionar um novo trabalho você deverá indicar o título e um dos eixos temáticos. 


IMPORTANTE: confira todos os dados inseridos antes de efetivamente enviar o resumo do seu trabalho. Após enviar não será permitido qualquer ajuste. 

O autor poderá acompanhar o status do trabalho acessando a área restrita.


JULGAMENTO:

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Avaliação do QUALIHOSP. Os trabalhos serão encaminhados para, pelo menos, dois avaliadores que não terão conhecimento da autoria desses trabalhos. 

A Comissão de Avaliação selecionará trabalhos para Comunicação Coordenada e Pôster, limitados ao número adequado para apresentação no tempo disponível no evento. Os trabalhos selecionados para pôster deverão ser transformados em pôsteres pelos autores, seguindo as regras que serão enviadas posteriormente e serão disponibilizados no site do evento. Haverá ainda sessão de pôsteres impressos pelos autores no local do evento (EAESP FGV São Paulo). 


ORIENTAÇÕES:

  • Os trabalhos deverão ser submetidos pela página do QUALIHOSP (https://trabalhos.qualihosp.com.br/), onde estarão disponíveis: campos de identificação e instruções para preenchimento do resumo de até 2.000 caracteres sem espaço, incluindo as referências.

  • Os trabalhos que não estejam de acordo com as características e com os critérios técnicos exigidos pelo QUALIHOSP não terão sua submissão aceita.

  • Vários trabalhos de uma mesma organização, quando complementares ou similares, devem ser reunidos num único trabalho.

  • Não serão aceitos trabalhos que façam menção a assuntos promocionais.

  • Ressalva-se que o trabalho apresentado não poderá ter sido apresentado em eventos nacionais similares. Caso tenha sido apresentado anteriormente, deverá expor aspectos antes não abordados. A não consideração desta ressalva poderá acarretar em impedimento de apresentação futura dos trabalhos no âmbito dos encontros do QUALIHOSP.

  • No ato da submissão dos trabalhos, a inclusão de todos os autores deve ser feita com seu nome por extenso. Em hipótese alguma será aceita a inclusão de autor após a submissão.

  • Só devem ser incluídos como autores aqueles que contribuíram para a consecução do mesmo.

  • Não será aceita múltipla submissão. Cada trabalho só pode ser encaminhado a um eixo temático.

  • A Comissão avaliadora poderá realocar o trabalho em outro eixo, caso julgue mais adequado.

  • Os trabalhos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos do evento. Por essa razão, certifique-se de que o resumo do seu trabalho não contenha identificação explícita (nome digitado no corpo do trabalho ou em seu resumo) nem identificação oculta.

 

EIXOS TEMÁTICOS:

  • Gestão em Saúde 

  • Avaliação e Qualidade do Cuidado

  • Segurança do Paciente

  • Desfechos clínicos e Experiência do Paciente

 

FORMAS DE APRESENTAÇÃO:

  • Comunicação Coordenada

  • Pôster 


Todos os trabalhos aprovados serão apresentados sob a forma de Pôster. A critério da Comissão de Avaliação alguns serão selecionados para apresentação em Comunicação Coordenada. Neste caso será solicitado um texto adicional mais detalhado.

As especificações para elaboração do pôster serão divulgadas em breve. 

Para que o trabalho conste do Programa e dos Anais, é obrigatório que pelo menos um dos autores esteja inscrito no Congresso no prazo estipulado pela Comissão Organizadora.


GESTÃO EM SAÚDE

A Gestão em Saúde envolve diferentes campos de conhecimento. Os trabalhos desse eixo devem versar sobre aspectos de gestão que propiciem a aplicação das melhores práticas na assistência ao paciente, seja no âmbito público, seja no privado. O eixo contempla, mas não se limita, aos segmentos de planejamento nas mais diversas vertentes, como estratégico, financeiro, econômico, etc.; economia da saúde; gestão financeira e de custos; suprimentos e logística; projetos inovadores; cultura organizacional e arranjos organizacionais.

Para melhor direcionar os estudos a serem apresentados, são fornecidos alguns exemplos, como:

  1. Planejamento como instrumento para apoio à tomada de decisão – preparação, execução e avaliação.

  2. Planejamento e orçamento governamental; finanças públicas; controles internos e externos; accountability, responsabilidade fiscal e contratualização de resultados.  

  3. Gestão estratégica de operações da saúde, incluindo cadeia de valor e logística e suprimentos.

  4. Eficiência e produtividade em diferentes formas de organização.

  5. Metodologias de avaliação e Indicadores de desempenho operacional.

  6. Auditoria de processos administrativos e de apoio à assistência. 

  7. Auditoria de Sistemas de Saúde, público e privado, com foco no planejamento e na gestão administrativa.

  8. Análise de custos incorridos na prestação de serviços, custos e sustentabilidade financeira.

  9. Modelos inovadores de pagamentos - baseado em valor: por procedimento, por performance, pacotes (bundled payment), e per capita.

  10. Inovação – iniciativas, aprendizagem com o insucesso, sustentabilidade e escalabilidade.

  11. Introdução de novas tecnologias (médicas ou outras) - viabilidade econômico-financeira, análises de custo-benefício, custo-eficácia, custo-efetividade, etc. 

  12. Liderança, Cultura e Mudança organizacional – Modelos de liderança em serviços de saúde, cultura como recurso intangível e experiências de transformações organizacionais (com sucesso ou insucesso). 

  13. Modos de provisão dos serviços públicos (prestação direta ou delegada; desestatização, privatização, publicização, desregulamentação, concessão e terceirização); diferentes formatos institucionais de prestação de serviços públicos e o papel das Agências Reguladoras.

  14. Modos de provisão dos serviços privados – redes, serviços isolados, verticalização, horizontalização, fusões e aquisições.

  15. Parcerias Público-Privadas – Avanços e desafios.


AVALIAÇÃO E QUALIDADE DO CUIDADO (Avaliação de Serviços e Programas, Qualidade em Saúde, Gestão do cuidado)

O eixo Avaliação e Qualidade do Cuidado envolve diferentes aspectos relacionados à avaliação de políticas, programas, projetos e serviços, além de gestão da qualidade nas áreas administrativa, assistencial e de apoio. 

A Gestão do Cuidado contempla todos os componentes da assistência à saúde com melhor qualidade, menor risco e maior eficiência. Ela é composta por diferentes elementos:  seu papel e a maneira por meio da qual ela ocorre; os modelos e práticas de gestão do cuidado; a utilização de ferramentas para monitoramento e análise de dados e a avaliação de programas de saúde. 

Espera-se que os trabalhos deste eixo abordem experiências ou estudos sobre implantação, monitoramento, análise ou avaliação relacionados à gestão da assistência (tanto no setor público quanto privado). Quando houver relatos de experiências espera-se – no envio do resumo – que já haja resultados.

Alguns exemplos de temas relacionados a este eixo:  

  1. Diretrizes e protocolos clínicos

  2. Linhas de cuidado, Cuidado integrado e Modelos de cuidados assistenciais

  3. Ferramentas para monitoramento, análise de dados e da qualidade

  4. Avaliação de políticas, programas e projetos

  5. Auditoria clínica e Avaliação externa de serviços de saúde: acreditação e certificação

  6. Programas de saúde para populações ou pacientes específicos

  7. Gestão de processos

  8. Avaliação da satisfação do usuário


SEGURANÇA DO PACIENTE

Segurança envolve as diferentes estratégias que visam tornar o cuidado mais seguro. 

Espera-se que os trabalhos abordem experiências ou estudos relacionados à implantação, monitoramento, análise ou avaliação relacionados à segurança do paciente (tanto no setor público quanto privado), considerando seus diversos componentes. Seguem abaixo alguns exemplos de temas relacionados a este eixo:  

  1. Metas internacionais de segurança do paciente

  2. Implantação dos núcleos de segurança do paciente

  3. Implantação dos protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

  4. Gestão de riscos 

  5. Gestão de incidentes

  6. Cultura de segurança

  7. Ferramentas

  8. Organizações de alta confiabilidade


DESFECHOS CLÍNICOS E EXPERIÊNCIA DO PACIENTE

O Valor em Saúde, suas ferramentas e estratégias integram esse eixo, com destaque para os Desfechos clínicos, incluindo os desfechos centrados no paciente, tais como PROMs (Patient Reported Outcomes Measures) e PREMs (Patient Reported Experience Measures). 

A Experiência do Paciente contempla o conjunto de interações dos pacientes com o sistema/serviços/equipe de saúde com foco em como eles vivenciam aspectos críticos do cuidado, como a comunicação com os profissionais, a compreensão dos procedimentos adotados durante o cuidado e as decisões sobre sua saúde e seus tratamentos frente a suas necessidades e valores. 

Espera-se que os trabalhos desse eixo abordem experiências ou estudos sobre implantação, monitoramento, análise ou avaliação de iniciativas tanto no setor público quanto privado. Quando houver relatos de experiências espera-se – no envio do resumo – que já haja resultados.